O parto a fórceps, ou então, parto por vácuo extrator, é um método de urgência utilizado por profissionais quando a gestante não consegue parir a criança de modo espontâneo.
O método utiliza um objeto chamado fórceps, que é parecido com uma ventosa. Durante a intervenção, pode ser utilizado um fórceps de metal ou de silicone.
Parto a fórceps: Como funciona?
Como explicamos, o parto a fórceps é uma intervenção feita em casos de urgência. É um procedimento feito com a finalidade de trazer o bebê ao mundo utilizando duas pás longas que se encaixam na cabeça da criança para não machucá-la.
Em alguns casos, uma ventosa de silicone ou metal é utilizada.
Riscos do Parto a Fórceps
Assim como em qualquer procedimento médico, existem alguns riscos. Veja alguns deles abaixo:
- Caso o fórceps não seja encaixado corretamente na cabeça do bebê ou na barriga da gestante, ambos podem ser machucados;
- Há, ainda, a chance da mãe sentir alguns incômodos para ir ao banheiro e controlar o xixi;
- O bebê pode sofrer com pequenas lesões na cabeça ou ficar com uma parte da boca levemente caída.
Independente das consequências, nenhumas delas será permanente e o bebê vai se recuperar normalmente e ter seu desenvolvimento normalizado.
Conheças os diferentes tipos de parto
Em alguns casos, pode ser necessário que o médico faça um corte na região perineal da gestante para facilitar a saída da criança, que é corrigido logo após o parto.
O objeto é encaixado na cabeça do bebê e o ajuda a sair da barriga da gestante.
Pode ocorrer de o recém-nascido ficar com uma leve proeminência na região da cabeça, que some dentro de uns dias.
Ele é uma alternativa quando a mãe está em uma gestação múltipla, quando possui hipertensão ou herpes genital ativa.
Os médicos também optam pela cesárea quando o bebê elimina suas fezes na bolsa da mãe, quando ele está com seus batimentos cardíacos alterados, está posicionado incorretamente para a execução do parto normal ou é maior do que o espaço proporcionado pela bacia da gestante.
Quando é indicado o parto a fórceps?
O parto a fórceps só é feito em casos de urgência, quando o bebê está com dificuldades de sair.
É importante que ele já esteja à cerca de 3 centímetros da saída do ventre na mãe, pois pode ser machucado caso esteja mais longe.
O médico precisa se certificar de alguns requisitos para aplicar a técnica, por exemplo: a cabeça do bebê deve estar encaixada corretamente, o colo do útero da mãe deve estar em sua dilatação completa e a bolsa amniótico deve estar rompida.
Com esses fatores, o parto a fórceps pode ser feito sem complicações.
Add Comment