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Creatina: Como tomar e quais as consequências?

A creatina é uma das suplementações mais comuns dentro do treinamento chamado avançado ou resistido, quando um atleta de hipertrofia já desenvolve uma massa muscular a ponto de tornar difícil o desenvolvimento depois deste limite. Para isto, torna-se necessário aumentar a intensidade e o tempo de treino, indo além de limites pré-estabelecidos pela musculatura em geral.

Uma das partes mais interessantes, e que poucas sabem como tomar creatina e que ela é produzida naturalmente pelo corpo, e sua ingestão por meio de suplementos não é recomendada apenas para que esteja em processo de treinamento, sendo recomendada para uma série de doenças como Mal de Parkinson e Alzheimer.

Como usar a creatina para ter os melhores resultados?

A creatina deve ser usada em uma dosagem recomendada de 5g diárias, não sendo recomendadas doses acima de 10g/dia. O momento em que é consumida não afeta, ao contrário de outros suplementos, a performance do dia, sendo que a sua vantagem é realmente sentida no médio prazo, quando o desenvolvimento muscular passar a ser mais rápido e mais fácil de ser mantido, além de menos dores relacionadas ao excesso de exercício.

Devido a sua função de renovação da energia dos músculos em geral, a creatina oferece maior resistência para os exercícios e, por isso, resultará em mais séries e na capacidade de aumentar o peso usado nestas séries de forma mais rápida e eficiente, ajudando o atleta a desenvolver e manter a sua musculatura de forma adequada.

Quais são as contra indicações e riscos da creatina?

Antes de tudo, é fundamental que seja feita uma consulta médica de rotina antes de iniciar o uso de creatina, pois existem algumas pequenas dificuldades em relação a seu uso. O principal órgão de que pode ser afetado pelo uso da creatina são os rins, então consulte a necessidade de evitar algum medicamento ou postergar a sua suplementação.

O uso de cafeína pode bloquear um pouco o efeito da creatina, e ainda, com o acréscimo da efedrecina, pode causar um AVC no atleta.

Outro grupo que deve ter cuidado com a creatina são os diabéticos, pois o consumo de insulina diariamente já é um risco aos rins, podendo aprensetar uma piora com o acréscimo da creatina.

Outro efeito que também deve ser evitado é a superdosagem, que acontece com porções acima de 10 gramas de creatina por dia. Elas podem causar dores de estômago, diarreia, náuseas e dificuldades cardíacas. Além, claro, de mais problemas nos rins.

Tomar creatina logo que começar a treinar?

Como percebemos, a creatina pode gerar uma série de dificuldades adicionais para seus rins, então o ideal é começar a usá-la assim que ela se tornar indispensável.

Como assim? Simples! Estamos falando do momento em que, independente da sua dedicação, os resultados começam a ficar muito abaixo daquilo que se espera. Estes sim são limites corporais, nos quais a creatina pode ajudar. Quando você começa os treinos em hipertrofia, é necessário primeiramente romper o ciclo de sedentarismo. Isto pode gerar algumas dores e desconfortos no início. Não é necessário suplementação de creatina nesse caso, a não ser que seja recomendada por um médico ou nutricionista.

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