Guia de Viagem

Guia de Viagem: Viña del Mar + Valparaíso

Mais um Guia de Viagem sobre o Chile, um dos países mais lindos que eu já visitei! *—-*

Hoje vou falar sobre o passeio à Viña del Mar e Valparaíso. Você pode fazer esse passeio de carro, alugando lá mesmo, ou através de agências, como a visita a Concha y Toro, lembram? (falei aqui).

Fechamos esse passeio com a GeoTour, aquela agência que fica no meio do Mercado Central (tem post sobre ele também, clique aqui para ver) e custou cerca de R$120 por pessoa (não me lembro o valor exato, ok? Esqueci de anotar, mas acho que era algo assim). Fechar com agência é bem comodo, porque o motorista te busca no hotel cedinho e te leva de volta, no final da tarde.

O passeio dura em média 8 horas e inclui uma vinícola. A princípio a vinícola seria a Casa Blanca, que fica na Rota do Vinho, caminho para o litoral, mas ela não recebe visitantes as segundas-feiras, então fomos conhecer a Emiliana:

guia de viagem chile valparaiso vina del mar borboletas na carteira-17guia de viagem chile valparaiso vina del mar borboletas na carteira-3-2 guia de viagem chile valparaiso vina del mar borboletas na carteira-2-2

ignorem minha cara, não sou muito boa em acordar cedo! 

O passeio é bem rapidinho, dura cerca de 30 minutos e você pode degustar alguns vinhos, além de conhecer as plantações e instalações da vinícola.

Depois seguimos para Valparaíso, que é a cidade portuária de Santiago. Esse lugar é fantástico! O mais interessante do passeio foi entender porque as pessoas constroem suas casas nos “morros”, ao contrário do Brasil, lá tudo é rocha e não acontecem deslizamentos, pelo contrário, é um dos lugares mais seguros em caso de terremoto. Legal, né? E olhem o visual que bonito: 

guia de viagem chile valparaiso vina del mar borboletas na carteira-3guia de viagem chile valparaiso vina del mar borboletas na carteira-2guia de viagem chile valparaiso vina del mar borboletas na carteira

Durante a visita a “Valpo”, fizemos algumas pequenas paradas, mas a mais importante é no Museo Maritimo Nacional. De lá, dá para ter uma visão bem ampla da cidade e conhecer a feira de artesanatos:

guia de viagem chile valparaiso vina del mar borboletas na carteira-6

Essas “nuvens” são neblina 

guia de viagem chile valparaiso vina del mar borboletas na carteira-5guia de viagem chile valparaiso vina del mar borboletas na carteira-13guia de viagem chile valparaiso vina del mar borboletas na carteira-4

Seguimos então para Viña del Mar, que é a cidade praiana, no estilo “Califórnia Chilena”. A cidade é bem mais bonita e bem cuidada. Inclusive, a prefeitura de Viña del Mar promove um concurso anual onde a casa que cuidar melhor do seu jardim ganha um ano de luz ou água grátis. Um super incentivo para manter tudo direitinho, né?

Fomos conhecer a praia dos chilenos e me surpreendi com a cor da água. É sem dúvidas o mar mais bonito que já vi (sei que muita gente vai dizer que no Nordeste é mais bonito, mas eu ainda não fui conhecer, então esse ainda é o mais bonito, hahah)!! E também o mais gelado!  Como o Chile é banhado pelo Oceano Pacífico, a temperatura da água não passa dos 15º-20º graus!

guia de viagem chile valparaiso vina del mar borboletas na carteira-9guia de viagem chile valparaiso vina del mar borboletas na carteira-11guia de viagem chile valparaiso vina del mar borboletas na carteira-10

Leões marinhos tomando um solzinho! *—* 

Almoçamos por lá, em um restaurante chamado Los Pomairinos, que foi indicado pelo pessoal da agência. Mas eu não curti, achei os pratos caros e nada vinha com acompanhamento, tinha que pedir tudo à parte. A única coisa que salvou é que ele ficava de frente para o mar, mas sugiro que você procure outro, nessa mesma rua (Av. Borgoño) existem vários outros, de Restaurante Japonês a Mc Donald’s.

Depois do almoço partimos para os pontos turísticos: Reloj de Flores e MOAI del AHU:

guia de viagem chile valparaiso vina del mar borboletas na carteira-7

Solzão e eu de blusa! Agora vocês entenderam as fotos no instagram, né? Morro de frio, é o meu jeitinho! ;) 

guia de viagem chile valparaiso vina del mar borboletas na carteira-8guia de viagem chile valparaiso vina del mar borboletas na carteira-12guia de viagem chile valparaiso vina del mar borboletas na carteira-16

Esse Moai del Ahu é original da Ilha de Páscoa. Era um dos menorzinhos! 

Como eu disse, esse passeio dura o dia todo! São quase 2h30 de Santiago até Valparaíso, então prepare-se para almoçar por lá e leve alguns snacks.

  • >>> Clique aqui para ver o post sobre o Mercado Central de Santiago.
  • >>> Clique aqui para ver o post sobre o Cerro San Cristóbal.
  • >>> Clique aqui para ver as Comprinhas que fiz no Chile.
  • >>> Clique aqui para ver o post sobre Concha y Toro.

Gostaram das dicas? 

Deixe um Comentário
  1. Kadu

    Fala Jéssica Beleza? Cara bem bacana seu blog e melhor ainda sua visão fotográfica é muito boa. gosto dos ângulos e detalhes que você procura mostrar. Gata eu to com muita duvida sobre vina e valpo. Estaremos em santiado e vamos passar sábado e domingo. Agora não sei se é melhor dormir em valpo ou vina? Achei Vina mais bonita e legal para curtir noite e tudo mais. O que você sugere? Beijos

    • Oi Kadu, eu acabei não dormindo, fui e voltei no mesmo dia, deu para aproveitar bastante e conhecer os melhores pontos :DD

  2. Tani

    Oii, adorei seu blog e também seus vídeos, com certeza irei te acompanhar a partir de agora! Vou visitar Santiago em maio de 2015, amei seus posts, estão me deixando com mais vontade ainda de conhecer esse pais tão liindoo *-* ! Tenho uma duvida: Santiago é mto perigoso? Porque quando fui a Buenos Aires, durante o dia, próximo ao Obelisco, eu quase fui assaltada, tentaram levar minha câmera, só não levaram, porque meus amigos acabaram empurrando o cara.. Fiquei um pouco traumatizada rsrs.. Você acha que é tranquilo andar com câmeras ou bolsas “grandes” pela cidade? Inclusive durante a noite?? Adoro suas dicas.. Beijos lindona ;)

  3. André Luiz

    Estou pensando em ir a Santiago em junho. Então, estou querendo ir a Valpo e Vinha. As minhas dúvidas são: c/ esta agência, vc foi as 2 no mesmo dia ou foi uma viagem p/ cada dia? Já aluguei carro no Uruguai e foi super tranquilo. Já até pensei em alugar, sair de Santiago, ir até Valpo, depois seguir até Vinha e em seguida, retornar a Santiago. Valpo e Vinha são próximos? Acha que vale a pena isto? Obrigado

    • As duas cidades no mesmo dia, é bem rapidinho, só pra conhecer superficialmente :D São cidades vizinhas! Beijos

  4. Ricky

    Olá G, estou planejando uma viagem para mês que vem com 4 dias em Santiago, sendo 2 deles em Valpo + Viña… será que está de bom tamanho? Tks

  5. Oi g, uma pergunta sou do paraguay estou indo na otra semana o passeio de valparaiso e viña del Mar da Pra facer en um día??? O melhor un día de cada so Vou x 4 días ;(

    • Oi Ramoni, dá para fazer em um dia sim, mas é bem corrido! Se quiser aproveitar bem cada cidade, sugiro um dia para cada uma :D Beijos

  6. Ai que saudades do Chile!! mas tive uma má experiência em Viña del Mar: a empresa de turismo não deixou a gente sair da van para tirar fotos, só no relógio :-(

  7. Maíra

    Em janeiro passei 15 dias no chile. Viña del Mar e Valparaíso são realmente incríveis. Ver um Moai de pertinho foi emocionante. La Sebastiana que foi a casa de Pablo Neruda em Valparaíso é sensacional, além da vista maravilhosa lá de cima, o acervo cultural impressiona.

    O Palácio Vergara em Viña também é de tirar o folego, pena que não pode mais entrar porque a estrutura ficou completamente comprometida depois do terremoto de 2010.

    Agora pensa na brasileira que tá acostumada com as praias daqui e vai pra Viña del Mar com biquine por baixo da roupa, leva canga, protetor solar e chega lá e descobre que o pácifico é lindo mas é tão gelado que tem até pinguim em pleno verão.kkkkkkkkk Euzinha!! Calcule o frio que eu senti nesse dia.

    • HAHAHAHAHA, eu nem tive coragem de tirar a blusa, imagina a roupa e ficar de biquini? :DDD

  8. Nossa G, acho que o seu blog é o que tem post mais completos de viagem! Se voce fizesse tipo um vlog de viagem ia ficar super legal também, mas quando a gente viaja a gente quer lazer e nao trabalho né. rsrs
    Voce anda com um bloquinho pra anotar tudo pra depois colocar no post?

  9. Aghata

    Ge eu queria referencias de apart ou hoteis bons em Santiago-Chile. Que fosse bem localizado, próximo de metro essas coisas todas. Obrigada. Bjo…

  10. Maria

    Ge como vc fez pra chegar em vina del mar saindo de providencia, ja que é uma distancia grande? to indo pro chile em maio e achei a lindas as fotos que vc postou no blog. <3333

  11. Aline

    Concordo com vc. O Chile é maravilhoso. O melhor país da América do Sul que já visitei. E Vinha Del Mar é o paraíso, a praia de Reñhaca é linda!

  12. Fernanda Pacheco

    oi G, tive que marcar minhas férias no trabalho na surpresa pra agogra em fevereiro… serão só 20 dias de férias e carnaval no meio… ou seja, tô super na dúvida pra onde ir…
    Vc acha que qtos dias são suficientes pra conhecer e aproveitar o Chile? Recomenda levar crianças?
    Beijos
    Fê Pacheco
    @fpnoliveira

    • Depende do que você quer conhecer, se for só região de Santiago, uma semana é suficiente, agora se for conhecer o Chile todo, um mês :DD

  13. Tô lendo tudo que vc posta sobre o Chile :D Tô afim de ir pra lá em fevereiro ou março! Será que é uma época boa? Bjs! ;)

    • Sim, é uma época bem quente, mas dá para você provar as unhas em Concha y Toro! :D

  14. Anne

    G, que fotos maravilhosas. Qual câmera vc usou?? Beijos.

  15. Que coisa mais linda.. E os leões marinhos? Awn. *-*

  16. AMO os Guias de Viagem <3
    Acho que são os posts que eu mais gosto, sempre que tem um novo fico toda anciosa e já vou pegando um caderno pra anotar algumas coisas :D
    Tanto que vou pra San Francisco por causa dos seus guias de viagem !
    Viña parece ser lindo,espero ir pra lá um dia *-*
    PS : Las Vegas é incriiivel,se voce for vai amar ! Fui em janeiro do ano passado <3
    Beijos !

  17. Marilia P

    A praia é linda mesmo (mas não deixe de conhecer o nordeste <3)!
    Suas fotos são sempre incríveis! Eu A.D.O.R.O!!!
    Fico lendo suas dicas e percepções e, ainn, dá uma vontade de ir correndo prá lá!… rs
    A viagem deste ano ainda não foi definida. Quem sabe?! *__*

  18. Polly

    Que lugar lindo G, vc deve sentir uma enorme nostalgia ao fazer o post.

  19. Franci Pacheco

    Que lugar fantástico, nossa… agora sim, com esse post me deu vontade de conhecer! Amei muito :]

  20. Gi

    G, que lugares lindos!!!
    Me dá uma ajudinha.. eu até procurei nos post anteriores, mas não achei, se você já tiver falado sobre isso, me desculpe!
    Gostaria de saber se vale a pena trocar os pesos aqui ou se é mais vantagem trocar lá.. e se for pra trocar lá se é melhor levar real ou dolar!
    Obrigada!!
    Bjss

    • Falei no vídeo Guia de Viagem :)
      Mas eu sempre troco no local, o real é bem mais valorizado nos outros países :D

  21. Elaine

    G,
    Estou querendo ir prá lá no final de agosto, começo de setembro, acho que é uma boa época, né? Com relação ao desembarque/aeroporto/taxista é tudo tranquilo? É que essa será minha primeira viagem internacional sem ser por pacote e estou um pouco insegura, mas vejo nos seus guias é parece ser tudo tão tranquilo que estou resolvendo arriscar e ir por conta!

    • Oi Elaine, sim, é tudo tranquilo! :D
      Chegando no aeroporto, procure algum serviço de transporte lá dentro, em boxes, não pegue os taxis do lado de fora :) E na volta, peça para o hotel o serviço ou volte com a mesma companhia que você foi :)

  22. Tudo lindo. As fotos são maravilhosas.
    Beijoss! <3 =***

  23. ISABEL TRIBONI

    Amo o Brasil e quero muito conhecê- lo, há muitos lugares e um mais lindo que o outro. Até o momento não me interessava em conhecer nenhum Pais mas, com suas fotos e comentários fiquei com muita vontade de conhecer o Chile, é maravilhoso como nunca imaginei.

  24. Ainnnn…suas fotos ficaram lindas!!!

    Quem ia amar Chile é o love…ele adora vinho!!!

    Beijo!!!

  25. Daniela

    G,

    Lindo, lindo!

    Quero mto conhecer =)

    Bjs

  26. Pamela

    Oiii G!!!! Sempre leio seu blog mas raramente comento.. To planejando uma viagem pro Chile pro meio do ano. Quantos dias vc ficou lá? To pensando em uns 4!! Mas tem tanta coisa pra fazer que dá vontade de ficar 1 semana!!! hahahahha

    Beeeijinhos,
    Pam. =)

  27. Cecilia

    Lindas fotos G!! Dá até vontade de conhecer o Chile :)

  28. Que lugar mais lindo heim G!
    UAU, que água maravilhosa… Deu vontade de entrar na tela do monitor e já sair nadando, ALOKA! hahahahahhaha
    Nunca tinha pensando em conhecer Santiago, tem vários outros países antes desse, mais ctz vai pra lista! hihii…
    É uma viagem “barata”? Ou as coisas são os olhos da cara? hahahahha… Pra se programar, né?! :)

    Beijinhos Miiiil

    • Não é muito barato não, na argentina as coisas são mais em conta, mas é tipo Brasil, não fica nada absurdamente caro! :D

  29. Oi Ge!

    Adorei demais Viña e Val tbmmm… pena que nossa câmera foi roubada no Mercado Central (quem for por lá fiquem atentos).
    Fizemos esse passeio com um guia em carro próprio e foi só com a minha família o dia todo…. super valeu a pena.
    Legal que nos levou a lugares onde os Chilenos vão comer sem turistas e tal… e um boteco onde o Anthony Bourdain passou qdo gravou por lá… delicia.

    A praia é bem linda mesmo e acho que nem dá para comparar com as do Brasil… é outro estilo :)
    Acabei de voltar de Maceió e não me esqueço do verde do mar… hehe.

    Adoro ler seu blog principalmente quando rola tema de viagens e fotografia, minhas paixões.
    Parabéns pelos posts :)
    Você tem conta no flick ou 500px com suas fotos? Iria adorar ver!

    Beijosss

    • Até tenho conta no Flickr, mas é tão antiga que eu nem lembro! HAHAH :D

  30. Luciana Cabral

    G lindas as fotos, me deu mais vontade de ir pro Chile, minha melhor amiga mora la, esse ano com certeza é um dos destinos.
    Queria ter frio assim como vc, eu derreto no calor e principalmente no rosto haja make que resista, agora ta explicado seus looks do instangram rs, ainda bem que minha cidade ja é fria por natureza senão tava frita hahaha

    Bjo

  31. Muito lindos!! Amei a observação do concurso do Jardim (coisa de filme)!!
    Beijos,
    Ana

  32. Lindas as fotos….

  33. Roseane Gonçalves

    Noussa que lugar lindo!! Estou in love…Sem dúvida alguma entrará para minha lista de lugares pra visitar hahaha..
    e você como sempre arrasando!! beijokas

  34. Regi

    G, adoro os seus relatos de viagem, são super completinhos e com fotos lindas!!
    Qual hotel você ficou la?
    Acho que esse ano vou finalmente conhecer o Chile e pesquisando eu vi que tem muitos apartamentos para alugar que tem um preço legal..
    Beijo

    • Fiquei no IBIS Providencia, que era honesto e sem frescuras, e no Departamentos Amoblados de Nova de Lion, que era uma apartamento! :D

  35. Maria Lima

    G amo o seu guias de viagens são os melhores, o Chile é mesmo lindOOO … que mar é esse … as fotos ficaram ótimas. Amo quando vc viaja pra ter gui pra gente … parece q viajamos com vc. Bjus

    • Eu adoro fotografar e anotar as dicas, sempre viajo com a intenção de fazer Guias! :D

  36. nelly

    G , Qual lente voce usou para tirar as fotos ? Elas ficaram lindas , o visual realmente é muio lindo *-* , adorei o post !

  37. Camilla

    Eu sou do mesmo jeito, bate uma brisa eu já to com frio!!!
    rs